No início dessa semana, o Projeto de Lei 66/2024, que visa regulamentar o acesso a medicamentos e produtos a base de canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabidiol (THC) pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foi aprovado pela Comissão de Justiça, Legislação e Redação da Câmara de Vereadores de Londrina.
A aprovação ocorreu depois de audiência pública, realizada em junho, que contou com a participação de especialistas e membros da comunidade em geral para discussão dos impactos e a necessidade da proposta.
O projeto é de autoria do vereador @mestremadureira e teve o apoio da @federacaocanabica e @acanpaoficial que participaram das audiências públicas desde o início, além de prestarem assessoria jurídica para que o Projeto de Lei fosse aprovado.
“O PL 66/24 tem como objetivo assegurar que pacientes com prescrição médica possam ter acesso gratuito a esses medicamentos e foi inspirado em experiências positivas de outros municípios do Paraná que já adotaram políticas semelhantes”, afirma Mestre Madureira.
A regulamentação é vista como um avanço significativo na ampliação das opções terapêuticas disponíveis no SUS, especialmente para condições médicas que podem se beneficiar do uso medicinal de canabidiol e tetrahidrocanabidiol.
Como próximo passo, o PL será encaminhado para a Comissão de Finanças e Orçamento para avaliação do impacto financeiro para a sua implementação.
COMO FOI A VOTAÇÃO:
A reunião da Comissão de Justiça ocorreu no dia 05/08/2024.
Votaram pela continuidade do PL os vereadores: Profª Flávia Cabral, Lenir de Assis, Daniele Ziober e Eduardo Tominaga.
Foram contra: Mara Boca Aberta
Fonte: paiquerefm.com.br
Foto: RPC/Reprodução