No último dia 19 de abril aconteceu o “1º Simpósio Paranaense de Pesquisa da Cannabis Medicinal”, evento realizado pela faculdade FAFIMAN de Mandaguari (PR) juntamente com a ACANPA – Associação Canábica Norte Paranaense.
O principal objetivo do evento foi apresentar uma solução para a questão do alto custo do canabidiol para que mais pacientes possam ter acesso aos medicamentos à base de cannabis com apoio do Estado.
Para tanto, o evento reuniu diversas autoridades públicas e representantes do setor, dentre elas; deputados Estaduais e Federais, presidentes de Associações e Faculdade, juízes, prefeitos e vereadores.
Os principais temas discutidos no Simpósio foram:
- Fornecimento gratuito de derivados de cannabis através da Rede Pública de Saúde. O Caso de Mandaguari/PR;
- Panorama da cannabis medicinal no Brasil e no mundo;
- Cultivo e processamento de cannabis no Brasil.
A ideia de realizar o Simpósio surgiu desde a aprovação da Lei Pétala (Lei n° 21.364) datada de 14 de fevereiro de 2023. A lei, que sempre teve o apoio da ACANPA, foi proposta pelo deputado Estadual Goura Nataraj em 2019, trata do acesso a medicamentos e produtos à base de canabidiol e tetrahidrocanabinol para o tratamento de diversas doenças, síndromes e transtornos de saúde.
O Simpósio representa mais um marco histórico para a cidade de Mandaguari, que já possui uma proposta de integração das Associações Canábicas com a Faculdade e o Poder Publico para produção e processamento do óleo de canabidiol cultivados em solo mandaguariense.
Veja algumas fotos do Simpósio: